Cirurgia de Glaucoma
A finalidade da cirurgia de glaucoma é reduzir e regular a pressão ocular, a grande responsável pelos danos causados no nervo óptico. O procedimento ajuda a manter a capacidade visual do paciente.
Quais são as indicações da cirurgia?
A intervenção cirúrgica deve ser feita quando a pressão ocular não cede com a utilização de remédios.
A cirurgia causa dor?
A cirurgia não causa dor, pois o paciente é anestesiado. A recuperação pode trazer desconfortos, como a sensação de areia nos olhos e olho seco.
Quais são os riscos?
Toda cirurgia pode ter contratempos. No caso do glaucoma, as complicações dependem do estágio e da gravidade da doença. Porém, o paciente deve lembrar que os benefícios são muito maiores. Se não for corretamente tratada, a patologia pode cegar definitivamente.
Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?
O tempo de cirurgia está ligado ao tipo de procedimento utilizado. Geralmente, varia entre 40 e 50 minutos. O pós-operatório depende do mesmo fator e pode oscilar entre dias ou semanas.
Orientações ao paciente
O paciente deve tomar muito cuidado com a higiene do local operado, para evitar infecções. Também é fundamental utilizar de forma correta, e pelo tempo indicado, os colírios prescritos pelo médico.
Como o glaucoma é uma patologia crônica, é muito importante que o acompanhamento pós-operatório seja feito de forma periódica, conforme orientação médica.