H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 4126-6666
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Glaucoma

Glaucoma

O que é?

O glaucoma surge em consequência da elevação da pressão ocular. Uma das maiores responsáveis do mundo por casos de cegueiras definitivas, a doença ataca os nervos ópticos, comprometendo a visão.

Sintomas

O tipo mais comum do glaucoma é silencioso. Por não manifestar nenhum sintoma, é difícil notar o desenvolvimento da patologia. Geralmente, é progressivo e indolor, fazendo com que o indivíduo não perceba que está perdendo a capacidade visual.

No começo, ataca somente a visão periférica. O paciente não tem o campo central afetado, precisamente o que usa para fixar diretamente os objetos. Isso também dificulta constatar a presença do glaucoma. Quando a visão lateral fica totalmente comprometida, o indivíduo passa a enxergar como se estivesse olhando por um tubo. Aos poucos, a doença cega  por completo e de modo irreversível.

Tratamento

O controle do glaucoma é feito com colírios que baixam a pressão ocular, evitando danos ao nervo óptico. O medicamento indicado depende do subtipo da doença. Muitas vezes é preciso utilizar mais de um colírio ao mesmo tempo.

Dica CERPO Oftalmologia

Apenas com a avaliação de cada caso o oftalmologista é capaz de prescrever o melhor tratamento. Um erro comum é associar a pressão ocular à pressão sanguínea. Contudo, o aumento de uma não interfere na outra.


Prencha as informações abaixo para entrarmos em contato com você:

H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre a CERPO Oftalmologia em seu e-mail!