H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 4126-6666
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Responsabilidade social

Responsabilidade social

A A

Uma empresa socialmente responsável se preocupa com ações de grande impacto social

Desenvolvimento científico, ações de impacto d inovação social, melhorias nas políticas públicas e atividades de promoção de saúde ocular para prevenção de problemas relacionados à visão são questões que também preocupam o Grupo H.Olhos.

Afinal, em todo o mundo, mais de dois milhões de pessoas ficam cegas a cada ano. Catarata, diabetes, glaucoma, degeneração macular, ambliopia são as principais causas. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 80% dos casos de cegueira e baixa de visão severa poderiam ser evitados com ações preventivas. Além disso, em pesquisa do MEC (Ministério da Educação), um dos grandes motivos para a evasão escolar é baixa de visão. Vale destacar também que uma boa saúde ocular impacta diretamente no potencial de alcance de algumas metas do milênio, criadas em convenção da ONU (Organização das Nações Unidas).

Por isso, o Grupo H.Olhos apoia o Instituto Verter de Ensino e Pesquisa – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que promove, gratuitamente, ações de educação, pesquisa e atendimento voltadas à responsabilidade social para a promoção da saúde ocular em comunidades carentes de acesso ao oftalmologista. Um modelo de atendimento em níveis de atenção primária e secundária que tem grande eficiência.

A equipe do Instituto Verter atua em áreas de grande vulnerabilidade, montando consultórios móveis e aplicando palestras para agentes de saúde, professores, pais de alunos, líderes comunitários e profissionais do ramo. A viabilização da doação de óculos e parcerias para atendimento em nível de atenção terciária aos pacientes identificados com necessidades de correção óptica é um dos pilares dessas iniciativas.

O Instituto Verter já participou de mais de 40 projetos de atendimento social, os quais viabilizaram cerca de 20.000 atendimentos oftalmológicos, mais de 10.000 óculos doados e, com o compromisso de facilitar o acesso ao nível de atenção terciária, mais de 500 cirurgias.

O projeto Ver na Escola, do Instituto Verter, que mescla educação, assistência e ciência para alunos da rede pública de ensino, é a união de duas frentes de atuação do Instituto: “Atendimento oftalmológico à criança e ao adolescente - atenção primária e secundária com facilitação do acesso à atenção terciária” e “Prevalência das afecções e demanda por Atenção Terciária à Saúde Ocular em Comunidades”. O projeto foca no eixo de garantia dos direitos das crianças e adolescentes, aplicável em equipamentos públicos voltados à educação e que, em 2020, gerencia um modelo que já realizou o atendimento de, aproximadamente 30..000 crianças de escolas das regiões com maior vulnerabilidade no estado de São Paulo (SP).

Programa de gestão do voluntariado

No intuito de oferecer ao colaborador a oportunidade de realizar trabalho voluntário, o Grupo H.Olhos, por meio das ações do Instituto Verter, estimula o funcionário a perceber a necessidade de relacionamento interpessoal e de integração com a sociedade.

Para o Grupo H.Olhos, o programa de voluntariado é uma forte ferramenta de gestão de pessoas, pois proporciona benefícios para ambas as partes: empresa e colaborador. Ser voluntário permite a oportunidade de praticar e desenvolver suas habilidades sociais e possibilita conhecer novas pessoas com interesses comuns.

O Grupo H.Olhos percebe, por meio da pesquisa de clima, que fazer o bem sem olhar a quem é bom para o corpo e a mente e proporciona uma sensação natural de realização que dá aos voluntários um sentimento de orgulho e realização. Alguns colaboradores comentam que o voluntariado traz a melhor sensação que podem sentir, além de desenvolver a autoconfiança, autoestima e satisfação com a vida. A redução do risco de depressão é outro benefício importante do voluntariado. Um fator de risco chave para a doença é o isolamento social, e ser voluntário mantém você em contato frequente com os outros e ajuda a eliminar o estresse.

Treinamento e desenvolvimento

Por meio de ações educacionais do Instituto Verter, como o Programa de Educação Continuada (PEC), o Grupo H.Olhos investe constantemente no aprimoramento profissional de seus colaboradores e equipes terceirizadas. Os funcionários passam por treinamentos de aperfeiçoamento constantemente e podem ser considerados verdadeiros agentes de saúde ocular.

Além de manter o Instituto Verter, o Grupo H.Olhos zela pela integridade física de seus usuários, garantindo adequada acessibilidade, tendo ações competentes das Comissões de Segurança e Infecção Hospitalar, e habilitando seus profissionais para atender às suas necessidades e expectativas.

O Instituto Verter aceita propostas de ações tanto de órgãos públicos, privados e pessoas físicas, as quais serão analisadas por sua Secretaria Executiva e Diretoria.

Ciência e Pesquisa

O projeto Ver na Escola 2018, com o atendimento a escolares de escolas públicas e avaliações de acuidade visual, motilidade ocular e refração gerou dois artigos com publicações que serão referência em prevalência ocular relacionado à criança e adolescente.

O Instituto também é centro de referência para desenvolvimento de pesquisas e projetos multicênctricos que contribuem com o avanço da oftalmologia brasileira.

Para saber mais sobre o Instituto Verter, como se inscrever como voluntário e realizar doações, acesse o site: www.institutoverter.com.br.

Siga o Instituto Verter em suas redes sociais:

FB/Instituto Verter
Instagram: @institutoverter
Youtube: Instituto Verter
Linkedin: InstitutoVerter

H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre a CERPO Oftalmologia em seu e-mail!