H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 4126-6666
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Mitos e verdades sobre Saúde Ocular.

Mitos e verdades sobre Saúde Ocular.

A A
28 de março de 2014

Quem nunca ouviu a fórmula caseira, e infalível, de que para tratar terçol basta colocar um anel aquecido em cima? Mito ou verdade? Especialistas da CERPO Oftalmologiaesclarecem esta e várias outras questões selecionadas. Fique por dentro de como agir em determinadas situações.

LER NO ESCURO PODE PREJUDICAR A VISÃO?

MITO. No entanto, é melhor ler com boa iluminação para ter contraste adequado entre as letras e o papel. Devem-se evitar reflexos de luz diretamente nos olhos por causa do incômodo.

COLOCAR OBJETOS MUITO PERTO DOS OLHOS PREJUDICA A VISÃO?

MITO. Mas ficar observando um objeto de perto ou ler por muito tempo pode causar cansaço visual, pelo fato da musculatura ficar tensa na mesma posição. Em alguns casos, o fato de precisar chegar muito perto de um objeto para poder enxergá-lo bem é sinal de problemas. É necessário um exame oftalmológico para investigar o quadro.

É BOM COLOCAR SUCO DE LIMÃO NO OLHO QUANDO ELE ESTIVER IRRITADO? 

MITO. Não faça isso em hipótese alguma! O limão pode causar queimaduras na córnea, piorar a irritação já presente, provocar ardor intenso e baixa de visão.

LER DEMAIS FAZ MAL AOS OLHOS? 

MITO. Ler, com toda certeza, nunca fez mal a ninguém.

Ler por muito tempo sem parar pode causar cansaço visual, mas não é o excesso de leitura que causa a “vista cansada”.

CRIANÇA QUE BRINCA DE ENTORTAR OS OLHOS PODE FICAR VESGA? 

MITO. Os músculos dos olhos das crianças são suficientemente fortes para permitir olhar na direção que quiserem. O estrabismo, ou seja, o desvio da direção dos olhos, geralmente é um defeito congênito: a criança já nasce com ele.

QUEM NÃO USA ÓCULOS PIORA A VISÃO?

MITO. Forçar a visão sem óculos pode causar dores de cabeça ou tonturas, mas não significa que a visão esteja sendo danificada.

ASSISTIR TV MUITO PERTO PREJUDICA A VISÃO? 

MITO. Ficar muito tempo com os olhos fixos na tela diminui a frequência das piscadas do olho, causando seu ressecamento. Mas a aproximação da TV também pode ser um sintoma de miopia, hipermetropia e astigmatismo, determinados por fatores genéticos. Nestes casos, a tela não tem culpa.

ANEL AQUECIDO TRATA TERÇOL? 

MITO. Cuidado com as fórmulas caseiras! Elas podem até piorar o problema. O tratamento do terçol baseia-se na aplicação de compressas mornas a antibióticos em forma de pomadas. O calor do anel aquecido pode até ter o mesmo efeito, mas não é o tratamento mais adequado.

QUEM USA ÓCULOS NÃO PODE DOAR A CÓRNEA? 

MITO. Miopia, hipermetropia, ou astigmatismo não alteram a estrutura da córnea, por isso, de forma alguma são contraindicações para doação.

LEITE MATERNO CURA CONJUNTIVITE DE BEBÊ?

MITO. E cuidado! A conjuntivite pode ter origem alérgica, viral e bacteriana. É preciso saber a causa. Com bebês, o cuidado deve ser ainda maior. Jamais pingue qualquer substância nos olhos dele sem consultar o seu médico.

COÇAR O OLHO PODE DESCOLAR A RETINA?

VERDADE. Deve-se tomar cuidado em coçar os olhos de forma agressiva. Pacientes com alta miopia podem, sim, ter problemas de descolamentos e hemorragias. Coçar o olho pode causar alterações na córnea e também infecções, principalmente se as mãos não estiverem limpas.



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre a CERPO Oftalmologia em seu e-mail!