H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 4126-6666
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Saiba o que é o estrabismo e como tratá-lo

Saiba o que é o estrabismo e como tratá-lo

A A
17 de abril de 2014

O estrabismo é uma patologia que muitas vezes influencia a autoestima, mas, felizmente, pode ser tratado. É o desalinhamento ocular e pode ter múltiplas causas, atingindo tanto homens, quanto mulheres.  Popularmente, os portadores da patologia são conhecidos como “vesgos”.

Nas crianças, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes, sob risco de ambliopia, mais conhecida como olho preguiçoso. O objetivo do tratamento precoce é resgatar o paralelismo dos olhos para possibilitar o desenvolvimento da visão de profundidade.

As alternativas podem incluir uso de óculos, oclusor e cirurgia. No tratamento cirúrgico, a musculatura ocular é enfraquecida ou fortalecida durante o procedimento. A programação é individualizada e feita com precisão milimétrica. Muitas vezes, os dois olhos precisam ser tratados.

Nos adultos, o tratamento tem a finalidade de eliminar a visão duplicada ou a confusão de imagens, ou ainda melhorar a aparência e a autoestima. Para isso, poderão ser utilizados óculos especiais, cirurgias ou aplicação de toxina botulínica.

SINTOMAS

Os sintomas do estrabismo não são iguais para todos os pacientes. Eles diferem conforme a idade em que aparecem e a maneira como se manifestam. Crianças ou adultos estrábicos antes dos seis anos de idade não apresentam visão dupla.

Pelo esforço para manter os olhos alinhados, as pessoas com estrabismo latente (verificável apenas com testes oculares) muitas vezes apresentam queixas de cefaleia. Para usar melhor os dois olhos, a criança estrábica gira ou inclina a cabeça, podendo provocar os chamamos torcicolos oculares.

Principais causas do estrabismo: 

- Hereditariedade.

- Alterações neurológicas.

- Presença de outras doenças oftalmológicas (principalmente catarata, glaucoma e retinopatia).

- Doenças sistêmicas (de tireoide, diabetes e outras).

- Acidentes.



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre a CERPO Oftalmologia em seu e-mail!