H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 4126-6666
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Saúde ocular: o que pode e não pode?

Saúde ocular: o que pode e não pode?

A A
25 de abril de 2016

Alguns hábitos simples e usuais podem causar sérios danos aos olhos. Aprenda algumas dicas que garantem a saúde desses órgãos sensíveis e sempre expostos a diferentes agressões externas. 

O especialista da CERPO, Dr. Daniel Martin, selecionou alguns temas sobre o que PODE e NÃO PODE em saúde ocular para você ficar por dentro de alguns cuidados importantes no auxílio de prevenção de doenças, e evitar danos à saúde dos olhos e, consequentemente, à sua visão.

Podemos soprar os olhos para remover um cisco?

NÃO PODEMOS!  Soprar o olho na tentativa de remover um cisco raramente funciona, além do fato de existirem bactérias no ar que sopramos. A melhor maneira de tirar o cisco do olho é lavá-lo com bastante água corrente ou soro fisiológico, evitando esfregar o olho por conta do risco de machucar a córnea.

Podemos usar óculos de outras pessoas?

NÃO PODEMOS!  Afinal de contas, trata-se de um utensílio individual e intransferível. Cada pessoa deve ter e usar apenas os seus, pois são confeccionados seguindo uma receita médica, com um propósito e medidas personalizados. O uso de óculos de outras pessoas pode causar dores de cabeça, tonturas, enjoo e fadiga.

Podemos virar os olhos para fazer brincadeiras?

NÃO PODEMOS! Apesar de parecer inofensiva, pois dificilmente causará alguma consequência grave, esse tipo de brincadeira pode “mascarar” a manifestação de pequenos desvios oculares próprios do estrabismo, patologia que afeta o paralelismo dos olhos, fazendo com que eles não convirjam para o mesmo ponto. Por esse motivo, não devemos incentivar esse tipo de comportamento.

Podemos fazer compressas de água gelada para aliviar a fadiga ocular?

SIM, PODEMOS! A compressa de água gelada ajuda a aliviar os sintomas de fadiga ocular, como cansaço nos olhos, visão turva, aumento da sensibilidade à luz e vermelhidão, entre outros.

Podemos usar maquiagem de outra pessoa?

NÃO PODEMOS!  Aparentemente inofensivo, esse hábito de compartilhar maquiagem ou pincéis é extremamente prejudicial, porque eles podem ser veículos transmissores de microrganismos causadores de irritações e alergias, bem como provocar doenças oculares, como a blefarite (inflamação da pálpebra) e a conjuntivite, entre outras.

Podemos lavar os olhos com xampu neutro infantil?

SIM, PODEMOS! Seu uso é bastante aceito para portadores de blefarite seborreica e/ou estafilocócica por três motivos: custo, praticidade e bons resultados. Além disso, podemos utilizar o xampu neutro infantil para higiene dos cílios em caso de secreções oculares – tanto as patológicas, causadas por conjuntivite, como as secreções fisiológicas do dia a dia.

Podemos usar colírios sem receita médica?

NÃO PODEMOS!  Somente devemos utilizar colírios com indicação médica. O uso indiscriminado e sem acompanhamento médico pode ter consequências sérias, como catarata, podendo até levar à cegueira.



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre a CERPO Oftalmologia em seu e-mail!