Astigmatismo
O que é astigmatismo?
O astigmatismo causa determinadas distorções na visão, projetando a imagem em eixos divergentes. A córnea possui uma superfície lisa e arredonda, mas em alguns casos surgem alterações em sua curvatura. Essas irregularidades desviam a direção correta dos raios luminosos, embaçando a visão do astigmata.
Na maioria dos casos, o astigmatismo é hereditário. Às vezes, a doença vem acompanhada por outras, como a presbiopia, a hipermetropia e a miopia. O quadro pode evoluir com o tempo, devido ao aumento das deformações na curvatura da córnea, estimulado pelos muitos movimentos que repetimos diariamente com os olhos.
Sintomas do astigmatismo
A pessoa com astigmatismo possui dificuldade tanto para enxergar objetos próximos quanto distantes. A visão fica desfocada, e a imagem perde a definição.
Tratamentos
Os principais tratamentos para o astigmatismo são lentes corretivas (óculos ou lentes de contato) e cirurgias a laser. O método mais adequado deve ser decidido em conjunto pelo paciente e seu médico, depois de realizados os exames necessários.
Dica CERPO Oftalmologia
Pessoas acima de 40 anos, ou com determinadas condições nos olhos, podem ter de usar lentes multifocais ou bifocais.