Ceratocone
O que é?
O ceratocone afeta a córnea, deixando-a mais fina e com formato cônico. Trata-se de uma doença congênita. Isso quer dizer que o indivíduo nasce com predisposição para adquiri-la.
A patologia eleva progressivamente os graus de astigmatismo e miopia, pois degenera a resistência e a elasticidade da córnea, impedindo o foco correto das imagens.
O ceratocone costuma se desenvolver durante a adolescência. Raramente surge em adultos com mais de 30 anos. A doença atinge de 0,5% a 3% da população mundial.
Sintomas
Muitas pessoas não se dão conta da doença em seu estágio inicial, fase em que a córnea começa a assumir o formato curvo.
É muito comum o aparecimento de miopia ou astigmatismo, que evoluem com rapidez, fazendo com que o paciente troque com frequência o grau da lente. Outros sintomas são visão embaçada e distorcida, além de alta sensibilidade à luz.
Causas
Algumas pesquisas apontam que o ceratocone pode ser causado por alterações físicas e bioquímicas da córnea. Entre 5% e 27% dos pacientes contam com histórico familiar da doença, e cerca de um terço possuem alergia e coceira ocular. Coçar os olhos periodicamente agrava o afinamento da córnea, uma das principais particularidades da patologia.
Tratamentos
Fase inicial: pode ser tratado com o uso de óculos, que precisam ser substituídos com frequência, já que o grau evolui constantemente.
Fase moderada: nesta fase, é necessária a utilização de lentes de contato próprias para ceratocone. Também é possível realizar implante de anel intracorneano.
Fase crítica: é necessário realizar transplante de córnea.
Dicas CERPO Oftalmologia
- Evitar coçar os olhos com frequência;
- Sempre higienizar as lentes especiais.
O paciente deve consultar regularmente o oftalmologista, para controlar a doença com mais eficácia.