Conjuntivite
O que é?
A conjuntivite se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que envolve a parte externa do globo ocular.
Tipos
As conjuntivites alérgica e viral são as mais comuns.
O tipo alérgico não é contagioso, e afeta pessoas com predisposição a alergias, como bronquite e rinite. A doença costuma se manifestar com mais frequência em períodos secos, e pode ser desencadeada pelo contato com poeira, ambientes poluídos, pelos de animais e qualquer outro elemento que possa atingir os olhos.
A conjuntivite causada por bactérias ou vírus é altamente transmissível por meio do contato com a secreção ou objetos infectados. Portanto, não devem ser compartilhados travesseiros, maquiagens, toalhas de rosto, óculos, entre outros, com pessoas que estão com a doença. Ambientes de aglomeração, como escolas, cinemas, transportes públicos, empresas, shoppings etc. são favoráveis para disseminar o vírus ou a bactéria.
Sintomas
- Vermelhidão nos olhos;
- Coceira e dor;
- Visão embaçada;
- Fotofobia (sensibilidade à luz);
- Sensação de areia nos olhos;
- Acúmulo de secreção;
- Inchaço nas pálpebras;
- Ardência.
Tratamentos
Em caso de suspeita de conjuntivite, é muito importante procurar um oftalmologista, o único que pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.
Além de usar corretamente o medicamento receitado pelo especialista, o paciente com conjuntivite alérgica deve cortar o contato com a substância que desencadeou a reação (pólen, fumaça, poeira, poluição, pelos de animais etc.).
Nos casos do tipo viral ou bacteriano, a recuperação ocorre de 7 a 10 dias. Geralmente, são indicados compressas frias, colírios lubrificantes e analgésicos para aliviar os sintomas.
Em qualquer um dos casos, a lente de contato não deve ser utilizada.
Como prevenir?
- Lavar as mãos periodicamente, com água e sabão;
- Não colocar as mãos sujas nos olhos;
- Evitar o contato com a maquiagem de outras pessoas;
- Não colocar lente de contato de outras pessoas;
- Jamais usar colírios de pessoas que tiveram conjuntivite;
- Não levar crianças infectadas para a escola ou berçário;
- Utilizar somente produtos descartáveis para higienizar os olhos;
- Lavar com frequência lençóis, fronhas e toalhas.