Descolamento de Retina
O que é?
Como o nome indica, o descolamento de retina ocorre quando este tecido se desprende do globo ocular, prejudicando o processo da visão. A retina é uma membrana fina que reveste o fundo dos olhos. Sua função é transmitir as imagens captadas ao nervo óptico, que as envia em forma de impulsos elétricos para o cérebro.
Sintomas
O descolamento de retina é indolor, mas prejudica muito a visão do paciente.
No início, a pessoa tem a sensação de ver luzes piscando e manchas flutuando. Conforme o problema avança, a visão fica turva ou sombreada, e algumas partes do campo visual podem ser bloqueadas. Situações extremas da doença podem levar à cegueira.
Tratamento
De acordo com o estágio da doença, o mais indicado é a intervenção cirúrgica. O tratamento preventivo, feito antes do descolamento da retina, também é eficaz. O método utilizado é a fotocoagulação a laser, que cauteriza a membrana nos pontos necessários.
Dica CERPO Oftalmologia
Altos graus de miopia contribuem para afinar a retina, aumentando as chances de deslocamento. É muito importante que pacientes nesta condição consultem um oftalmologista com frequência.