Hordéolo
O que é?
O hordéolo, mais conhecido como tersol, é uma infecção causada por uma bactéria da própria da pele. A inflamação pode ser tanto dentro quanto fora da pálpebra.
A interna ocorre com a infecção das glândulas sebáceas, que produzem a porção de gordura da lágrima e facilitam a lubrificação do olho. A externa gera um pequeno abscesso na região dos cílios.
O hordéolo não apresenta nenhum risco sério, mas costuma causar dor. Quando é na parte de dentro, pode durar várias semanas. O externo desaparece entre 7 e 10 dias.
Pode surgir em qualquer período da vida, mas é mais comum na infância e adolescência, fases em que as mudanças hormonais são maiores.
Sinais e sintomas
- Inflamação, dor e vermelhidão na região da pálpebra;
- Inchaço e sensibilidade à luz;
- Coceira;
- Lacrimejamento;
- Incômodo para piscar.
Tratamento
As duas formas da doença desaparecem naturalmente. De acordo com o tipo, pode durar entre 7 e 21 dias. Neste período, compressas de água morna podem ajudar a combater o desconforto. São indicadas quatro aplicações diárias, de 15 minutos cada.
Atenção! Em caso de suspeita, um oftalmologista deve ser consultado o quanto antes, para confirmar o tipo exato de inflamação e o melhor tratamento. Em algumas circunstâncias, o especialista pode receitar colírios e pomadas para auxiliar na recuperação. Nos casos mais extremos, podem ser prescritos antibióticos orais.
Dica CERPO Oftalmologia
- Suspender o uso de lentes de contato enquanto durar a infecção;
- Não usar maquiagem no olho afetado;
- Coçar os olhos pode piorar a inflamação.