Moscas Volantes
O que são?
As manchas flutuantes que parecem fugir do campo de visão ao tentarmos encará-las de frente são chamadas de moscas volantes. O fenômeno ocorre a partir de pequenas concentrações de proteína no líquido que preenche os olhos, o vítreo. As partículas bloqueiam o caminho da luz até a retina, dando a impressão de que as sombras estão projetadas externamente.
Sintomas
O sinal mais evidente é o surgimento de pontos que parecem “moscas” voando ao redor dos olhos. As sombras costumam aparecer ao fixar o olhar em uma superfície plana, como uma tela branca ou paisagens claras, dependendo do ângulo dos olhos e da quantidade de luz ambiente.
Tratamento
A vitrectomia é indicada para casos em que a quantidade ou tamanho das manchas passam a prejudicar a visão. O procedimento retira parte do vítreo, fazendo com que as partículas de proteínas diminuam.
Dica CERPO Oftalmologia
- Movimentar os olhos de um lado para o outro e para cima e para baixo assenta o líquido em que as moscas volantes ficam depositadas, reduzindo o incômodo que causam.
- É recomendado marcar uma consulta com um oftalmologista ao visualizar luzes brilhantes e/ou moscas volantes com frequência. O especialista irá avaliar se há alguma irregularidade na retina.