H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 4126-6666
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » A evolução da oftalmologia

A evolução da oftalmologia

A A
11 de julho de 2014

Convidamos nosso especialista em glaucoma, Dr. José Garone, para falar sobre os avanços tecnológicos na área da Oftalmologia. Confira:

O olho, um órgão tão nobre, sempre despertou a atenção de cientistas, filósofos, escritores, pintores, matemáticos, entre outros. Uma citação bastante conhecida, creditada ao Papa João XXI, fala do olho como sendo a “janela da alma”. Além do papa, muitas outras personalidades importantes da história mundial, tais como Hipócrates, Galileu Galilei e Leonardo da Vinci, prestaram seus comentários, teorias e pensamentos acerca deste sentido tão importante que é a visão, demonstrando de forma categórica a relevância da função dos olhos desde os primórdios da humanidade.

Particularmente, na Oftalmologia, os avanços tecnológicos contribuem muito na excelência do diagnóstico e tratamento das doenças oculares. Para exemplificar alguns desses avanços, podemos citar a melhoria dos equipamentos na precisão do cálculo das lentes intraoculares. O uso de lentes consideradas premium (lentes multifocais; acomodativas; para correção de astigmatismo; entre outras) permite, frequentemente, a independência do uso de óculos de grau para longe e também para perto. A evolução da técnica cirúrgica com incisões (cortes) menores, sem a necessidade de suturar (dar pontos), aliada aos equipamentos de última geração e à tecnologia do ultrassom, faz com que os resultados sejam cada vez melhores.

O avanço do conhecimento sobre glaucoma em conjunto com a descoberta de novos medicamentos, com o aperfeiçoamento das diversas técnicas cirúrgicas, assim como o desenvolvimento de mais e melhores implantes certamente promovem um melhor controle da doença. A tomografia de coerência óptica (OCT) tem se mostrado importante no diagnóstico, estagiamento e seguimento do tratamento, principalmente, de pacientes com doenças retinianas. Cirurgias para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo, que, em grande parte, já estavam sendo realizadas com raio laser, agora podem ser feitas em sua totalidade com essa tecnologia e com o advento de um tipo de laser diferente, o “femtosegundo”, que proporciona mais segurança e resultados precisos ao profissional e ao paciente.

Todo o avanço tecnológico, associado ao conhecimento mais amplo e ao aperfeiçoamento profissional que, atualmente, conseguem compreender mais bem as doenças, faz com que essa inovação seja utilizada adequadamente e os diagnósticos sejam cada vez mais acertados e precoces, proporcionando resultados melhores por meio do tratamento clínico ou cirúrgico.



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre a CERPO Oftalmologia em seu e-mail!