H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 4126-6666
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Afinal, o que é reumatismo?

Afinal, o que é reumatismo?

A A
2 de maio de 2014

Muitos entendem a queixa “tenho reumatismo” como “tenho algum tipo de dor que limita minhas atividades”. Mas não é bem assim. Existem mais de 150 tipos de doenças reumáticas, como explica a Dra. Tania Sales de Alencar Fidelix, reumatologista.

REUMATISMO NÃO É DIAGNÓSTICO

O termo correto é doença reumática, pois existem mais de 150 tipos que podem se agrupar nesta categoria com as mais variadas formas de apresentação e evolução.

MITOS

Existem várias crenças sobre as doenças reumáticas. A crença de que reumatismo ataca o coração é verdadeira para algumas doenças reumáticas especiais, como febre reumática e doenças autoimunes, como lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia ou artrite reumatóide de longa evolução.

A doença reumática não acomete apenas pessoas adultas ou idosos. Os jovens e as crianças também podem desenvolver tipos particulares de doenças e por isso os pediatras devem estar atentos. É comum o paciente vir ao consultório solicitando ao médico “exames para ver se tem reumatismo no sangue”.

Na verdade, os exames de sangue complementam uma investigação e auxiliam o médico na elaboração de uma hipótese diagnóstica. Atualmente não se admite a utilização do exame chamado “provas reumáticas” porque elas não esclarecem nenhum diagnóstico em particular.

As doenças reumáticas mais frequentes são a osteoartrose, a artrite reumatóide, a fibromialgia e a osteoporose. Doenças que afetam sistema imunológico e órgãos internos, como lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia, dermatomiosite, polimiosite, Síndrome de Sjogren, são menos prevalentes, mas não menos importantes.

EXISTE PREVENÇÃO?

Não existe prevenção para as doenças reumáticas, porque elas são determinadas por predisposições genéticas. Outro fato a ser esclarecido é a crença de que frio ou calor causa ou piora a doença reumática. Na verdade, sensibilidade individual determina resposta dolorosa a frio ou calor e isso não é doença.

COMO É O DIAGNÓSTICO?

Hoje em dia, as doenças reumáticas estão sendo diagnosticadas mais precocemente por técnicas investigativas mais modernas e pela melhor informação da área médica. A ideia de resignação tão comum quando se ouvia que o diagnóstico de reumatismo significava obrigatoriamente cronicidade, incapacidade, deformidade e invalidez já não existe, graças a essas novidades que têm revolucionado a história das doenças reumáticas.

Portanto, o que se recomenda é a procura do reumatologista que sabe interpretar e orientar a pesquisa da causa de uma dor no sistema musculoesquelético com a maior precocidade possível, o que pode determinar até a remissão de doenças anteriormente consideradas irreversíveis.



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre a CERPO Oftalmologia em seu e-mail!