No inverno, precisamos produzir mais energia para manter o corpo aquecido, o que nos faz comer mais. O resultado é sempre uns quilinhos sobrando. Para ajudar você a perder peso com saúde, a CERPO Oftalmologia procurou a nutricionista clínica em Cardiologia Regina Helena Marques Pereira.
Uma dieta radical não promove perda de gordura corporal, mas sim perda de água e massa magra. O correto é tomar algumas providências práticas, porém bastante discretas.
PRIMEIRAS MEDIDAS
A primeira coisa a se fazer é retirar as bebidas doces que acompanham as refeições. O melhor é beber, no máximo, um copo de água. Evite também as sobremesas.
ENFEITE BEM O PRATO
A refeição deve conter pelo menos cinco alimentos de cores diferentes, por exemplo: vegetais verdes, vermelhos, cor de laranja; grãos (marrons); carne magra de qualquer animal ou até mesmo um ovo; arroz ou batata. Tudo em pequenas porções e sem alimentos fritos em imersão. E não deixe de mastigar bastante: isso é muito importante para sentir saciedade com volume menor de comida. Experimente trocar seu café da manhã completo por um iogurte com uma fruta ou duas colheres de sopa de aveia, ou, para quem não gosta de iogurte, um copo de leite magro batido gelado com café solúvel e adoçante artificial e uma fruta. Prefira mastigar a fruta ao invés de batê-la com o leite.
NÃO PRECISA PASSAR FOME
Nos intervalos das refeições, coma o que for possível para sua realidade. Escolha entre uma fruta, três torradas, um queijinho tipo polenguinho ou um iogurte. Mas coma apenas umas três horas após a última refeição. E não pule o lanchinho: ele é importante para manter seu organismo consumindo energia sem economia até a próxima refeição. No jantar, evite comer lanches ou simplesmente não comer nada. Faça uma refeição como a do almoço, mas com volume ainda menor e com muita variedade de legumes e grãos.
Dicas podem ajudar alguns, mas não todos. Para um efetivo emagrecimento, é necessário um cálculo individual e uma dieta personalizada. Neste caso, procure um nutricionista.
Regina Helena Marques Pereira é Nutricionista Clínica em Cardiologia com formação pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e Representante Regional da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Regional ABCDM.