Apenas em 2021 foram, aproximadamente, 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 13% dos casos analisados poderiam ter sido evitados com mudanças no estilo de vida das pacientes.
As chances de cura aumentam para 93% quando o câncer é diagnosticado ainda no início. Por isso, a melhor maneira de prevenção é o acompanhamento médico, porém, algumas medidas adicionais podem ajudar.
Quer saber mais? Confira abaixo:
Alimentação saudável
Uma alimentação equilibrada com frutas, legumes, verduras e grãos é essencial para evitar não só o câncer de mama, mas diversas outras doenças. Evite alimentos ultraprocessados e quantidades excessivas de açúcar e sal.
Movimente seu corpo
O sedentarismo é seu pior inimigo na luta contra o câncer. O excesso de gordura corporal gera diversas alterações hormonais capazes de provocar mutações nas células. Encontre uma atividade que você goste e adapte a sua rotina!
Cuidado com o cigarro
O tabagismo não traz benefício algum. O cigarro é produzido com mais de 60 substâncias químicas que provocam câncer, e não apenas o câncer de mama.
Por último, mas não menos importante: a mamografia.
Todas as mulheres acima de 40 anos devem realizar o exame da mamografia anualmente. Esse exame é o mais eficiente para detectar o câncer ainda nos estágios iniciais.
O câncer pode acontecer de diversas formas, não facilite o caminho para ele. Faça sua consulta de rotina e seus exames, o acompanhamento médico é fundamental para a sua saúde.