Todos nós sabemos o nosso limite, até onde podemos ir sem prejudicar a nossa saúde. Mas, às vezes, situações estressantes são iminentes, não temos como fugir delas. O jeito é tomar medidas para evitar ou minimizar seus efeitos nocivos. Confira algumas dicas:
Se conhecendo melhor
Tente identificar e entender os fatores que causam estresse em você. Só assim poderá encontrar maneiras de lidar melhor com essas situações ou simplesmente evitá-las.
Diminua a agenda
Procure selecionar o que realmente é essencial e elimine os compromissos insignificantes.
Faça agora
Não deixe para depois o que você pode fazer agora. Tarefas inacabadas geram ansiedade.
Cada coisa há seu tempo
Faça uma tarefa de cada vez, selecionando sempre pelo grau de importância e urgência de cada uma.
Viva o hoje
Se preocupe com o presente. Não crie expectativas desnecessárias com coisas que ainda vão acontecer.
Cuide da saúde
Tenha uma alimentação saudável, descanse o sufi ciente, faça exercícios físicos, uma boa caminhada na rua ou parque já vale para minimizar os desgastes sofridos no dia.
Crie intervalos na rotina
Faça paradas ao longo do dia para relaxar, alongue-se, tome uma água, saia para respirar, isso nos ajuda a ganhar fôlego para enfrentar a jornada do dia.
Não leve trabalho para a casa
É preciso ter disciplina e bom-senso, deixando cada coisa em seu lugar. Desse modo, você não ultrapassa os limites do seu corpo e mente.
Crie um ambiente calmo
Nem sempre podemos fugir das preocupações e exigências do nosso dia a dia. Mas podemos criar momentos de paz e tranquilidade para recarregar as energias. Reserve um tempo para fazer aquilo que lhe dê prazer, pode ser ouvir música, ler um livro, assistir a um bom filme.
Fonte: vidaempaz.wordpress.com / Zen Habits