"Para de coçar os olhos, isso faz mal à visão!"
Certamente você já ouviu essa frase! Mas, você sabia que esfregar muito os olhos, hábito geralmente relacionado às alergias, pode ser um fator de risco para o ceratocone?
O ceratocone é uma doença ocular em que a córnea é fina, levando ao aumento de curvatura, em forma de cone. Além de alergias, a predisposição genética e presença de síndromes (de Down, Turner, Leber e Marfan) e retinose pigmentar, também podem determinar o seu aparecimento.
⠀
Os achados mais frequentes incluem: visão embaçada e sensibilidade à luz, presença de erros refrativos (miopia e astigmatismo) e necessidade de trocas frequentes de óculos. E aqui fica um alerta: a doença costuma acometer os mais jovens e, geralmente, afeta os dois olhos, em graus diferentes.
⠀
O acompanhamento oftalmológico é fundamental para evitar a progressão da doença. A visão pode ser corrigida com uso de óculos ou lentes de contato ainda em seu estágio inicial. Em casos moderados e avançados, o procedimento é cirúrgico, por meio do implante de anel intracorneano ou do transplante de córnea.
⠀
Para um diagnóstico precoce, passe em consultas oftalmológicas regulares (uma vez ao ano). Especialmente se for portador de alguma alergia sistêmica. Em caso de conjuntivite alérgica, por exemplo, podem ser receitados colírios antialérgicos e lubrificantes, para amenizar a coceira e prevenir a alteração corneana.
Consulte o seu oftalmologista!
Central de Relacionamento
(11) 4126-6666 ou (11) 3050-3333.