Outubro Rosa é uma campanha anual que reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Mas o que câncer de mama tem a ver com os olhos?
Sabemos que o câncer de mama é o câncer mais comum no sexo feminino e os tumores metastáticos* são a forma mais comum de câncer ocular.
*Metástase é a disseminação do tumor para outros órgãos do corpo.
O câncer de mama é responsável por 50% das metástases oculares.
Nos olhos, é mais comum a metástase ocorrer na coroide, (parte responsável pela vascularização da parte posterior do olho), mas nada impede de ocorrer em outras estruturas, como a órbita e a pálpebra.
Para detectarmos alguma alteração ocular secundária temos que realizar um exame chamado mapeamento de retina. Mas, outros exames complementares poderão ser solicitados para confirmar o diagnóstico.
Os sinais das metástases coroide são raros, e os mais comuns, são:
- baixa de visão;
- sintomas de luzes piscantes;
- pontos flutuantes;
- dor e vermelhidão ocular;
- distorção da visão.
Uma avaliação oftalmológica completa, auxiliada por ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, geralmente confirma o diagnóstico. Já o tratamento deve ser feito o mais rápido possível, e pode aliviar os sintomas e controlar a doença.
Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a probabilidade de êxito no tratamento e qualidade de vida da paciente, diminuindo o risco de sequelas.
Atenção: Mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame de mamografia e fundo de olho anualmente, além claro, realizar autoexame da mama mensalmente.
Agende sua consulta com um oftalmologista e mantenha sua saúde em dia!
11 3050-333 ou 4126-6666.