H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Central de Atendimento (11) 4126-6666
H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista
Início » Qual o alcance da sua visão?

Qual o alcance da sua visão?

A A
16 de agosto de 2013

Se você vê mal de perto, de longe ou em planos diferentes, a Cerpo Oftalmologia ajuda você a entender o que acontece com sua visão:

OLHO NORMAL

O olho normal é capaz de focar na retina, de maneira precisa, os raios luminosos que entram através da córnea. Esse processo acontece de forma natural, sem necessidade de lentes corretivas.

MIOPIA

É a dificuldade para ver pessoas e objetos que estão longe. A principal causa é o globo ocular mais longo do que o normal, o que faz com que a imagem forme-se antes da retina.

A pessoa míope vê imagens a longa distância sempre desfocadas. Por forçar a vista, nesses casos as dores de cabeça são comuns. A miopia é motivo de preocupação também para os pais, uma vez que tem tendência a aumentar ao longo do crescimento da criança.

HIPERMETROPIA

É a dificuldade para ver de perto. A principal causa da hipermetropia é o globo ocular mais curto do que o normal. A imagem forma-se depois da retina.

O hipermetrope teria dificuldade para ler este guia a uma distância considerada normal. A hipermetropia pode diminuir ao longo do tempo. 

ASTIGMATISMO

A pessoa afetada pelo problema vê objetos com linhas e contornos distorcidos. O astigmatismo caracteriza-se por uma pequena irregularidade na superfície da córnea. Uma córnea normal é praticamente redonda e lisa, como uma esfera. Com o astigmatismo, a curvatura da córnea passa a ter um formato oval, o que faz a luz chegar de forma irregular à retina.

O astigmata tem a sensação de enxergar tudo através de um vidro ondulado. As imagens ficam embaçadas tanto para perto como para longe, o que pode causar dor de cabeça.

PRESBIOPIA

Também é conhecida como vista cansada. A presbiopia vem com a idade, aproximadamente a partir dos 40 anos. A lente interna do olho, responsável pelo foco de perto e chamada cristalino, vai perdendo a elasticidade para regular esse foco e dificultando a visão de pessoas e objetos a curta distância. Todas as pessoas um dia serão afetadas pela presbiopia. Alguns sentem mais os efeitos, outros, menos, mas todos precisarão de ajustes para leituras de perto.



H.Olhos | Hospital de Olhos Paulista Voltar

Newsletter

Receba notícias e dicas sobre a CERPO Oftalmologia em seu e-mail!