Trânsito, agenda lotada… falta de tempo. Ninguém discorda que o cotidiano da maioria das pessoas é uma tremenda correria. Para cumprir todos os compromissos, muitas pessoas acabam abrindo mão de hábitos saudáveis que ajudam na promoção da saúde e levam a uma melhor qualidade de vida. Se esse é o seu caso, faça uso das sete dicas do endocrinologista Dr. Chady Satt Farah e mude o seu estilo de vida.
COMA ALIMENTOS SAUDÁVEI
Dê preferência a alimentos nutritivos e ricos em fibra. Comece incluindo na sua dieta muitas frutas, legumes, verduras, cereais, carnes e ovos, tudo fresco! Fuja dos alimentos gordurosos, processados e com muito sal: são grandes vilões da pressão arterial. Procure não “pular” nenhuma refeição, em especial o café da manhã.
BEBA MUITA ÁGUA
A água é essencial para o bom funcionamento do organismo. Além de hidratar e regular a temperatura corporal, a água ajuda, principalmente, na desintoxicação do organismo, na condução dos nutrientes, na digestão e no bom funcionamento do intestino. O consumo ideal para uma pessoa adulta é de 1,5 a 2 litros por dia.
PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA
Se praticados com regularidade, os exercícios físicos promovem benefícios para a saúde cardiorrespiratória e metabólica, previnem algumas doenças e também influenciam o controle do estresse, melhoram o bom humor e aumentam a disposição para as tarefas diárias.
USE PROTETOR SOLAR
Sempre! Comprovado pela ciência, o uso correto do protetor solar é um método absolutamente eficaz na prevenção do câncer de pele; além de ser considerado um aliado de peso no combate contra o envelhecimento precoce. Seu uso é necessário até em ambientes fechados, pois muitos tipos de lâmpadas provocam danos à pele.
BEBA MODERADAMENTE
Os indivíduos que consomem bebidas alcoólicas constante e excessivamente correm maior risco de desenvolver determinadas patologias, como cirrose hepática, diabetes mellitus, pancreatite crônica, entre outras.
PARE DE FUMAR
Como é do conhecimento de todos, fumar faz muito mal à saúde. Está cientificamente comprovado que os fumantes têm muito mais probabilidade de desenvolver doenças graves, como, por exemplo, câncer de pulmão e enfisema pulmonar, do que aqueles que não fumam.
CONSULTE UM MÉDICO REGULARMENTE
Além dos hábitos para manter a saúde em dia, consultas médicas periódicas e exames de rotina solicitados pelo médico, de acordo com idade e sexo, previnem doenças silenciosas e assintomáticas, como o diabetes e a hipertensão.