Existem muitas questões e dúvidas sobre a saúde ocular. É possível ficar cego por causa de alguma doença? Quais as doenças podem causar cegueira? É possível tratar?
Confira agora tudo o que você precisa saber!
Entenda a cegueira
Antes de tudo, é essencial entender que a cegueira não é uma condição exclusiva de nascença. No decorrer da vida, diversos fatores podem influenciar para que a cegueira atinja a população.
A principal causa são sim algumas doenças, mas calma, falaremos sobre elas com mais detalhes a seguir.
Além da hereditariedade e doenças, também é possível adquirir a doença por traumas oculares como perfurações, queimaduras, materiais químicos etc.
Afinal, quais são as doenças?
Diversas doenças são capazes de causar a perda de visão, porém, algumas principais merecem atenção:
Catarata: se você acompanha nossos conteúdos você já sabe que a catarata além de ser muito comum também é a principal causa de cegueira reversível no mundo.
Sim! Reversível pois é necessária apenas uma cirurgia de menos de 20 minutos para que o paciente volte a enxergar.
Saiba mais sobre a doença clicando aqui
Glaucoma: ao contrário da catarata, o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo.
É preciso muita atenção, pois a doença pode ser silenciosa e não apresentar nenhum tipo de sintoma nas fases iniciais, onde é possível tratamento para controlar a pressão dos olhos.
Saiba mais sobre a doença clicando aqui
DMRI: causando a degeneração da mácula, região dos olhos responsável pela nossa visão central, a DMRI (Degeneração Macular Relacionada a Idade) geralmente acomete pacientes acima de 55 anos.
Nas fases iniciais da doença, o paciente pode ter a sensação de pouca luz e diminuição do contraste de cores.
Saiba mais sobre a doença clicando aqui
Retinopatia Diabética: o diabetes pode causar cegueira, e essa doença é a causa.
Quando o diabetes se manifesta nos vasos sanguíneos da retina, é possível perceber a baixa visão. O controle glicêmico pode ajudar a tornar a retinopatia uma realidade um pouco mais distante, assim como o controle da pressão arterial para não agravar o quadro da doença ocular.
Saiba mais sobre a doença clicando aqui
É possível prevenir?
A boa notícia é que sim, muitas dessas e mais doenças podem ser evitadas com a prevenção.
O problema é que o cuidado com a saúde ocular ainda não é algo intrínseco na rotina da população, seja por falta de conhecimento e informação ou até mesmo não conseguir encontrar um tempo no dia a dia para uma consulta oftalmológica.
Abril Marrom: uma campanha essencial
Para ajudar a conscientizar nossa sociedade sobre a importância de consultas e exames periódicos, anualmente, no mês de abril, a campanha Abril Marrom alerta sobre os riscos de doenças oculares e como prevenir a cegueira.
Manter o acompanhamento oftalmológico é essencial para continuarmos a admirar a vida que acontece diante dos nossos olhos. A prevenção sempre será a melhor escolha.