A melhor forma de combater uma doença que precisa de atenção redobrada é conhecendo suas principais características, assim, você consegue entender muito melhor o porquê da prevenção e do acompanhamento médico ser tão essencial para a saúde dos seus olhos.
Por isso, respondemos as principais dúvidas sobre o glaucoma. Confira abaixo!
O que é glaucoma?
Glaucoma é uma doença que afeta o nervo ocular, e que tem como principal fator de risco o aumento da pressão intraocular. Sabe a nossa pressão sanguínea? Então, nossos olhos possuem parecido.
Porém, a doença apresenta diversas formas diferentes, inclusive, de forma mais rara, acometendo olhos com pressão normal. Por isso o diagnóstico não é feito utilizando apenas um tipo de medida ou exame.
Quais os sintomas do glaucoma?
Na grande maioria das vezes, nenhum. Uma das maiores características e perigos do glaucoma é que é uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas.
A perda da visão periférica é o principal sinal de alerta, porém ocorre quando a doença já está em estados avançados. No glaucoma, você enxergaria como se estivesse olhando por dentro de um tubo.
Glaucoma é câncer?
Não. Como falamos no tópico acima, o glaucoma é caracterizado por uma neuropatia do nervo óptico.
Ambos não possuem relação direta, porém, em situações raras, alguns tipos de câncer podem acabar fazendo com que o paciente tenha glaucoma.
Por que o glaucoma causa cegueira?
O perigo dessa doença é o dano que ela causa no nervo óptico, afetando com o passar do tempo o seu campo visual.
Em outras palavras, você vai perdendo sua visão periférica até afetar sua visão central, o que gera, consequentemente, a cegueira.
Como evitar o glaucoma?
Por não apresentar sintomas iniciais, a melhor forma de evitar o glaucoma é pelo acompanhamento oftalmológico. As consultas de rotina podem detectar o estágio inicial da doença para que o tratamento seja indicado ainda no começo, controlando sua progressão.
Como tratar o glaucoma?
O glaucoma não tem cura, mas pode ser controlado.
A indicação dependerá de cada caso, porém, são indicados colírios que equilibram a pressão intraocular em níveis normais.
Tratamentos mais modernos, como a trabeculoplastia seletiva a laser (SLT), também são muito eficazes em doenças com diagnóstico precoce.
A cirurgia também é uma opção em determinados casos, inclusive com novas técnicas pouco invasivas existentes atualmente. Todas tem a função diminuir a pressão dos olhos.
O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, e apesar do número de pacientes ultrapassar 1,5 milhões, você não precisa fazer parte dessa estatística.
O acompanhamento médico e exames de rotina podem salvar a sua visão.